Mamografia gratuita, aconselhamento médico, palestras, encontro, corrida e uma série de atividades marcaram as comemorações do Outubro Rosa

Outubro é o mês de mobilização mundial para prevenção do câncer de mama, o segundo tipo de tumor maligno mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Para comemorar o Outubro Rosa, uma série de ações vão ser realizadas com o objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção. Nos dias 3 e 9, o Núcleo da Mama atendeu pacientes do sexo feminino, gratuitamente, para a realização do exame de mamografia. O atendimento foi realizado através de agendamento prévio feito unicamente, nos dias 1º e 8, das 14 às 18 horas. Participaram do exame mulheres com mais de 40 anos que tinham feito o último exame há mais de um ano. Foram oferecidas 50 vagas. As pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia ainda contaram com uma consulta com um mastologista, que deu a orientação inicial e encaminhou as mesmas para realização de biópsia ou tratamento na rede pública.

A mamografia é o principal exame para diagnóstico precoce do câncer de mama, uma vez que é o único exame capaz de detectar um tumor com menos de um centimentro. Deve ser feita, preventivamente, a partir dos 40 anos de idade todo ano. “Quando há algum caso de câncer de mama na família, avó, mãe, tia ou irmã, a mamografia deve ser feita, anualmente, a partir dos 35 anos de idade”, recomenda o mastologista César Machado, um dos diretores do Núcleo da Mama.

Durante todo o mês de outubro, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) e o Núcleo da Mama realizaram ações em parceria com o objetivo de chamar a atenção da população para a causa. As duas clínica ficaram iluminadas de rosa e disponiblizaram panfletos com dicas de saúde para instituições que tenham interesse de aderir à campanha. “A informação é uma grande aliada na luta contra o câncer de mama. Manter um peso saudável, praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais na prevenção da doença”, esclarece a oncologista Luciana Landeiro, do NOB: As duas clínicas também disponibilizaram especialistas para palestras sobre prevenção do câncer em empresas e instituições interessadas.

Para promover um estilo de vida saudável, no dia 17, o NOB realizou a terceira edição da Corrida Outubro Rosa, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, com o objetivo de chamar a atenção para o combate ao câncer de mama. Foram cinco quilômetros de corrida e três de caminhada no Kartódromo de Ipitanga, a partir das 7h30. As inscrições foram feitas mediante a doação de duas latas de leite, que ajudaram às instituições Nacci e Casa Solange Fraga, que apoiam o combate ao câncer infantil. Informações através do e-mail comunicação@nob-ba.com.br ou telefone (71) 4009-7059.

Cadastre seu email e receba informações em primeira mão.

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido – Edição Setembro 2016

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido – Edição Setembro 2016

Abrasivo Digital