Mexa-se e previna o câncer

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, o INCA reforça que 30% a 40% dos casos de câncer podem ser prevenidos com a prática regular de exercícios. E aqui não estamos falando de treinos extenuantes nem de da prática de esportes “oficiais”. De acordo com pesquisas, basta movimentar o corpo por cerca de 30 minutos todos os dias da semana para obter esse benefício.

Considerando que estamos às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, não há momento mais oportuno para se promover a prática de atividade física aliada a um estilo de vida saudável. A comodidade proporcionada pelo estilo de vida moderno e o estresse diário provocam um conjunto de situações nocivas e de fatores de risco à saúde, como o aumento do sedentarismo e da obesidade.

De acordo com a segunda edição do relatório Food, Nutrition and the Prevention of Cancer: A Global Perspective, documento elaborado por pesquisadores em oncologia de todo o mundo e, produzido pelo World Cancer Research Fund, ter índices de gordura corporal dentro dos padrões recomendados, manter-se fisicamente ativo como parte da rotina diária, evitar o consumo de alimentos e bebidas que promovam o ganho de peso, consumir principalmente alimentos de origem vegetal, controlar o consumo de carne vermelha, de bebidas alcoólicas e de sal são fatores de proteção contra alguns dos principais tipos de câncer e de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Para pessoas sem sobrepeso, 30 minutos de atividade física todos os dias seria o ideal. Caso haja sobrepeso, o tempo e a intensidade da atividade devem ser aumentados. Segundo o relatório, caracteriza-se por atividade física qualquer movimento produzido pelos músculos corporais que requeira gasto de energia, incluídos aí passear com o cachorro, subir e descer escadas, descer do ônibus um ponto antes do local de destino e caminhar por cinco minutos…

Movimentar o corpo promove bem-estar, reduz o estresse, diminui a ansiedade, ajuda a combater a depressão, produz sensação de relaxamento, traz benefícios para o sono, além de ser um aliado importante na hora de parar de fumar, e torna-se, por vezes, um momento de divertimento e interação social.

Ficou com vontade de começar agora? Não pense duas vezes, mas, atenção: é importante consultar um médico antes de iniciar as atividades! E lembre-se de que apenas a atividade física não é suficiente, conciliá-la com uma boa alimentação e com hábitos saudáveis (como não fumar) é essencial.

Fonte: 2.inca.gov.br

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