Núcleo da Mama vai oferecer exame de mamografia gratuito

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano mais de um milhão de mulheres no mundo descobrem que têm câncer de mama. Como parte da programação do Outubro Rosa mês de mobilização mundial contra o câncer de mama no próximo dia 6 de outubro, o Núcleo da Mama vai atender pacientes do sexo feminino, gratuitamente, para a realização do exame de mamografia.

O atendimento será realizado através de agendamento prévio que deverá ser feito unicamente, no dia 5, das 14 às 18 horas, pelo telefone (71) 3353-4422. Poderão se inscrever para o exame mulheres com mais de 40 anos que tenham feito o último exame há mais de um ano. Serão oferecidas 40 vagas ao todo, sendo que vinte mulheres serão atendidas no dia 6, das 8 às 12 horas, e as outras vinte serão agendadas para outros dias ao longo do mês de outubro. Saiba mais

A informação é o caminho para o combate à doença. Apesar ser o tipo de câncer que mais causa mortes entre as mulheres brasileiras, o tumor mamário pode ser descoberto precocemente através de técnicas de rastreio, como a mamografia, afirma o mastologista, Marco Barbosa, diretor do Núcleo da Mama. Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura ficam em torno de 95%, acrescenta o médico.

As pacientes que tiverem alguma alteração na mamografia vão ainda poder agendar uma consulta com um mastologista, que dará a orientação inicial e encaminhará as mesmas para realização de biópsia ou tratamento na rede pública.

Programação

Dentro da programação do Outubro Rosa, o Núcleo da Mama também vai iluminar de rosa as três gordinhas, esculturas de bronze da artista plástica Eliana Kértsz, que ficam no canteiro central da Avenida Ademar de Barros, em Ondina. Também haverá uma série de atividades educativas.

01/10 Encontro Cientifico Terapia hormonal e câncer de mama dirigido aos médicos (às 8h30, no Núcleo da Mama, em Ondina).

04/10 Desmitificando o câncer de mama e como se prevenir palestra em parceria com o COFIC.

05/10 Câncer de mama aula para estudantes residentes de ginecologia dos hospitais-escola de Salvador (às 19 horas, no Núcleo da Mama, em Ondina).

06/10 Mutirão de mamografia gratuita para pacientes previamente inscritas (das 8 às 12 horas, no Núcleo da Mama, em Ondina).

06/10 Palestra sobre prevenção ao câncer de mama em parceira com a Fundação José Silveira e o Shopping Barra (às 15:30, no Shopping Barra).

29/10 Desmitificando o câncer de mama e como se prevenir palestra aberta para a população (às 8:30, no Núcleo da Mama, em Ondina).

Outubro Rosa

Movimento que começou nos Estados Unidos e ganhou o mundo, o Outubro Rosa é um mês de mobilização mundial para conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Ao longo do mês, instituições ligadas ao tratamento do câncer promovem várias ações educativas para chamar a atenção sobre a necessidade de prevenção.

A cor rosa é associada à cor do laço que representa, mundialmente, a luta contra a doença. As primeiras ações do Outubro Rosa começaram em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi (EUA), onde foi criado o movimento voltado para a prevenção do câncer de mama. Iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, shoppings, empresas, pontes, teatros é uma das ações que marcam o mês.

Nos anos anteriores, o Outubro Rosa já coloriu o Arco do Triunfo (França), a Casa Branca (EUA), a Torre de Pisa (Itália) e as pirâmides do Egito. No Brasil, o Cristo Redentor também já foi iluminado de rosa.

Fonte: Consulado Social

Cadastre seu email e receba informações em primeira mão.

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido – Edição Setembro 2016

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido – Edição Setembro 2016

Abrasivo Digital