O que é biópsia percutânea da mama?

As biópsias percutâneas são procedimentos minimamente invasivos para diagnóstico de lesões nas mamas utilizando agulhas de diversos calibres, guiadas por ultrassonografia, estereotaxia (raios x) ou por ressonância magnética. Fatores como tipo de lesão, tamanho e localização são considerados para escolha do tipo de biópsia a ser solicitada. Os tipos de biópsia percutânea são: punção aspirativa com agulha fina (PAAF), biópsia de fragmento com agulha grossa ou core-biopsy e biópsia de fragmento assistida à vácuo ou mamotomia, todas com o objetivo de coletar material para análise citopatológica.

Na punção aspirativa com agulha fina ou PAAF a agulha com fino calibre (20/21G) é acoplada a uma seringa para obter amostra celular da lesão mamária, com ou sem o auxílio de um citoaspirador, para diagnóstico citológico. Principais indicações: esvaziar cistos sintomáticos (dolorosos), avaliação de nódulos, avaliação de linfonodo axilar.

Na biópsia com agulha grossa ou core-biopsy a agulha de grosso calibre (12/14G) é acoplada a um dispositivo (“pistola”) que permite a coleta de pequenos fragmentos da lesão mamária, sob anestesia local, para diagnóstico histopatológico. Principais indicações: investigação de nódulo sólido e calcificações suspeitas.

Na biópsia assistida à vácuo ou mamotomia uma agulha de maior calibre (10/11G) é acoplada a um dispositivo à vácuo que permite a coleta de fragmentos maiores da lesão mamária, sob anestesia local, para diagnóstico histopatológico. Principais indicações: calcificações suspeitas, lesão intraductal, distorção arquitetural e nódulo sólido.

Nos casos em que a lesão mamária seja total ou quase totalmente retirada, deve-se marcar a área com um clipe metálico, que serve como guia para cirurgias posteriores, quando necessárias.

Raramente, quando não é possível a realização da biópsia percutânea (geralmente pela localização da lesão), a biópsia cirúrgica é necessária. A lesão mamária a ser investigada é submetida a localização pré-operatória através da colocação de um fio guia metálico ou injeção de substância radioativa (roll/snoll), e o procedimento é realizado em centro cirúrgico para a ressecção parcial (incisional) ou total (excisional).

Lucila Peixoto – Médica Radiologista CREMEB 23436

Erro › WordPress