Pilates Day terá aula gratuita e palestra, no próximo dia 3

Anualmente, comemora-se o Pilates Day no primeiro sábado de maio. A data tem como missão mobilizar pessoas ao redor do mundo para que conheçam o método através de aulas e várias atividades gratuitas. Dentro dessa programação, o Núcleo do Movimento Pilates & Reabilitação promove no próximo dia 3 de maio (sexta-feira), na sua sede em Ondina, duas aulas abertas e gratuitas para o público. Qualquer pessoa pode participar mediante inscrição prévia pelo telefone (71) 3013-5717, mas as vagas são limitadas. “A população busca cada vez mais qualidade de vida e o objetivo do Pilates Day é justamente mobilizar pessoas em torno da atividade, aproxima-las da técnica e mostrar seus inúmeros benefícios para o bem estar e a saúde,” explica Helena Mathias, fisioterapeuta e educadora Physio Pilates – Polestar Education.

Além da aula, que será ministrada em dois horários, às 8 e às 9h, o Núcleo do Movimento, que também atua na área de reabilitação de pacientes oncológicos e neurológicos, também vai promover uma palestra sobre o tema “Câncer de Mama – Mitos e Verdades”, ministrada pela fisioterapeuta oncológica, Manuela de Teive, no próprio dia 3, às 10 h. Para participar da palestra, também é necessário inscrição prévia através do telefone (71) 3013-5717.

Criado na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates, o método alia condicionamento físico e mental, despertando a consciência corporal do praticante. Aprender a respirar, manter a forma, alinhar a postura corporal, prevenir lesões ou até mesmo trata-las, melhorar a coordenação motora, aumentar a concentração, a flexibilidade, a mobilidade e a resistência física e mental são apenas alguns dos inúmeros benefícios trazidos pela pratica do Pilates. O método também estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, melhora a imunidade e até o humor já que os exercícios aumentam os níveis de serotonina e endorfina, ajudando também a combater a depressão.

Indicado como atividade física para todas as idades e níveis de aptidão, o Pilates, que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil, também é recomendado para prevenção e reabilitação de várias doenças, oncológicas, neurológicas e relacionadas ao sistema musculoesquelético, contribuindo significativamente para a qualidade de vida dos pacientes.

Fisioterapia Oncológica
O câncer é uma doença complexa que pode causar alterações físicas, sociais e emocionais, além de incertezas de como será a vida pessoal e profissional a partir do momento da confirmação do diagnóstico. A fisioterapia oncológica é uma especialidade que tem como objetivo preservar, melhorar e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir ou minimizar complicações causadas pelo tratamento médico (quimioterapia, radioterapia, cirurgia). “Nossa principal meta é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer a ele condições para isso, promovendo sua qualidade de vida”, esclarece a fisioterapeuta Manuela de Teive. A fisioterapia oncológica procura também dar orientações adequadas aos pacientes, familiares e cuidadores, quanto às atividades rotineiras, esclarecendo mitos e verdades relativos ao período do tratamento e proporcionando aos pacientes mais segurança para encarar essa etapa de vida com mais auto estima e convívio social.

Sobre o Núcleo do Movimento
Além do Pilates Fitness, indicado como atividade física regular para pessoas de todas as idades, o estúdio Núcleo de Movimento, associado ao Physio Pilates, desenvolve um trabalho diferenciado com aplicação do Pilates na reabilitação de pacientes e fisioterapia oncológica e neurológica. Localizado na Avenida Adhemar de Barros, 123, Ondina, no mesmo prédio do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB), o Núcleo do Movimento conta com uma equipe de fisioterapeutas especializados, modernos equipamentos, incluindo o Gyrotonic e o Core Align, ambiente climatizado e turmas reduzidas, que permitem atenção especial para cada praticante. O Núcleo do Movimento é coordenado por Helena Mathias, fisioterapeuta e educadora Physio Pilates – Polestar Education.

Cadastre seu email e receba informações em primeira mão.

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido – Edição Setembro 2016

Clínica inova com serviço de diagnóstico rápido – Edição Setembro 2016

Abrasivo Digital